Acessar o painel do aluno

Os desafios do Arquiteto

 

Por Arquiteta Caroline Cardoso

 

Ao longo de minha experiência em segurança contra incêndio pude observar em alguns projetos a lacuna que existia entre o projeto arquitetônico e o de segurança contra incêndio e pânico. Na maioria das vezes o profissional de arquitetura encontrava dificuldades em conciliar os dois.

Seja uma simples discrepância num estudo de cores causado por um equipamento de combate a incêndios destoante, ou algo bem preocupante como uma escada mal projetada ou uma porta subdimensionada. O Arquiteto sempre se depara com desafios muito pontuais e de caráter muito técnico.

Uma análise preliminar onde a segurança contra incêndios é desconsiderada acarretará em acréscimos de custos, subestimados no orçamento inicial. Em casos mais graves podemos observar até a inviabilização da edificação para determinada atividade.

Isso tudo sem considerar o aspecto ético e de responsabilidade onde o profissional Arquiteto deve sempre nortear suas atividades. A segurança da população que reside, trabalha ou frequenta uma edificação deverá sempre se sobrepor a todas as outras prioridades. Muitos são os desafios que se avizinham do Arquiteto na confecção de um processo de segurança contra incêndio e pânico.

Em primeiro podemos listar o fato da segurança contra incêndios ser historicamente relegada em nosso país, e na maioria das vezes de difícil aceitação pelo cliente.

Outra dificuldade encontrada pelo profissional é a quase total ausência de cursos de capacitação profissional na área de incêndio. O Arquiteto estará invariavelmente obrigado a arcar com altos custos de consultoria especializada.

Com o objetivo de colaborar com o profissional Arquiteto na confecção de processos de segurança contra incêndios, juntamente com o Capitão Reformado do Corpo de Bombeiros Antonio Moreira, desenvolvi diversos cursos de capacitação na área. Através de aulas rápidas nas modalidades presencial e EaD o Arquiteto poderá desmistificar a segurança contra incêndio e pânico e estará apto a desenvolver qualquer projeto na área.

24/07/2017

0 responses on "Os desafios do Arquiteto"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *