Acessar o painel do aluno

Conhecendo onde se vive

Por Antonio Moreira

Quando se mora em prédios de apartamentos em caso de incêndio existe uma longa rota a se percorrer até um local seguro no exterior da edificação. Esse caminho será feito sob pouca luz, na maioria das vezes com a presença de fumaça, ouvindo alarmes e pessoas gritando. Não é tarefa fácil manter a calma numa situação como esta.

Muitas vezes os moradores de condomínio não sabem que o caminho a ser tomado em caso de incêndio poderá diferir, e muito, do caminho cotidiano tomado a partir da unidade habitacional até o exterior da edificação.

Praticamente todas às vezes utilizamos o elevador para acessar o térreo a partir de um apartamento, procedimento esse que como todos sabem deve ser evitado em caso de incêndio, salvo a utilização daqueles elevadores de segurança projetados especialmente para essa função.

É de conhecimento comum que em caso de incêndio deva-se usar as escadas. Por isso é importante que o morador que não adquirir o hábito de eventualmente descer pelas escadas, pelo menos uma vez o faça. Garantindo assim, que em caso de incêndio, não seja a primeira vez que use as escadas.

Lembre-se, como foi dito, estará com pouca luz, fumaça, alarmes sonoros e pessoas gritando. Será que você está preparado para manter a calma? Exercite. Desça as escadas pensando no que faria em caso de incêndio.

Pequenos gestos e a observação de procedimentos simples evitam o surgimento e a propagação do pânico, perigo esse que rivaliza com os do incêndio propriamente dito.

Vá além, procure saber onde fica a válvula geral de fechamento do gás, onde estão localizados os hidrantes e os extintores em seu edifício. Conheça o prédio onde você mora um dia isso pode salvar a sua vida.

Desperte o interesse de seus familiares e vizinhos pelo assunto, verifique se o síndico está efetuando a manutenção periódica dos equipamentos de segurança contra incêndio do condomínio.

Se gostar da área ou possuir espírito de liderança voluntarie-se para a brigada contra incêndios do seu prédio. Conhecendo onde se vive poderemos minimizar e até mesmo evitar os danos causados por um incêndio.

 

Antonio Moreira foi Capitão do Corpo de Bombeiros onde atuou operacionalmente no combate a incêndios e na prevenção.

19/08/2017

0 responses on "Conhecendo onde se vive"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *