Acessar o painel do aluno

Apresentação dos Sistemas

Apresentação Representativa e Descritiva

Existem duas formas básicas de apresentar em projeto um sistema de segurança contra incêndio e pânico, uma representativa/demonstrativa e outra descritiva.

Alguns sistemas exigirão as duas, como o sistema de hidrantes. Mas o que determinará a forma de apresentação são as normas técnicas editadas nos Estados, a doutrina de análise adotada pelo Corpo de Bombeiros ou ainda a liberdade criativa do projetista.

Adotar no projeto técnico a apresentação “representativa” ou “demonstrativa” significa representar um sistema de SCIP (Segurança Contra Incêndio e Pânico) através de plantas-chave, símbolos gráficos, cálculos de dimensionamento e notas, tudo inserido nas pranchas do projeto.

Abaixo um exemplo de apresentação representativa do sistema de saídas de emergência (vias de abandono), adotada pelos profissionais em alguns Estados:

Outros Estados da  Federação podem privilegiar e até mesmo exigir por força de norma ou doutrina de análise uma apresentação descritiva com a adoção de Memoriais Descritivos para cada sistema de SCIP apresentado em anexo as pranchas:

 

Existem ainda setores de analise de projeto dos Bombeiros que exigem ambas as apresentações (representativas e descritivas).

Alguns sistemas devido  as suas características particulares de dimensionamento demandarão também apresentações representativas e descritivas. Um exemplo é o sistema  de hidrantes que mesmo nos Estados que primam pela apresentação representativa deverão também ser apresentados por meio de memoriais anexos (Memorial de Cálculo Hidráulico e Descritivo).

Para o projetista que está iniciando a confecção de projetos técnicos  de SCIP uma dica válida, até que o profissional compreenda a forma de  análise adotada  em  sua região, é adotar ambas as apresentações (representativa e descritiva). Mas é importante sempre consultar as Normas Técnicas dos Estados, geralmente  a Norma que  disciplina o processo de apresentação é a Norma  de número 01.

Lembre-se que todo processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico possui responsabilidade compartilhada entre o responsável técnico  e o analista de projetos do Corpo de Bombeiros, por isso é de suma importância que o projetista esteja em perfeita consonância com o estilo de analise adotado no  Estado onde será apresentado o projeto técnico.

Antonio Moreira

Diretor de Operações.

29/03/2019

0 responses on "Apresentação dos Sistemas"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *